Governo do RS lança nova fase do portal rs.gov.br com inteligência artificial e atendimento personalizado

O governo do Rio Grande do Sul apresentou, na quinta-feira, 5 de junho, no Palácio Piratini, a nova fase do portal rs.gov.br, plataforma unificada de serviços digitais do Estado. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.

Entre as inovações está a GurIA, assistente virtual baseada em inteligência artificial generativa, disponível no portal e no WhatsApp ((51) 3210-3939). A nova versão do rs.gov.br também traz recomendações personalizadas de serviços, comunicação proativa e novos canais digitais, como SMS e e-mail, para envio de alertas, prazos e notificações personalizadas.

Durante a apresentação, a GurIA foi exibida em formato de holograma interativo, demonstrando suas capacidades de atendimento por texto e voz com linguagem acessível e foco na precisão das informações.

“O Estado deixa de esperar que o cidadão venha até ele e passa a se antecipar, entender e responder com mais empatia, agilidade e inteligência”, destacou Leite. “Mais do que tecnologia, estamos falando de inclusão, de respeito ao tempo e à realidade de cada pessoa.”

Outra novidade é o ambiente Meu rs.gov.br, que permite ao usuário personalizar sua experiência, receber sugestões com base em histórico de interações, acompanhar protocolos e acessar serviços de forma integrada.

Segundo Danielle Calazans, “com a nova estratégia, potencializada pela inteligência artificial, damos um passo além na qualificação do atendimento à população”.

A reformulação do portal também inclui melhorias como:

  • Envio automático de protocolos e alertas
  • Cartas de Serviço com linguagem simplificada
  • Organização por jornadas temáticas, como “Produtor Rural”, “Aluno”, “Empreendedor” e “Servidor Público”

Desde 2019, o rs.gov.br já consolidou sua posição como principal canal digital do Estado, com 758 serviços públicos disponíveis, 96% deles digitalizados, e média de 6,9 milhões de acessos mensais, além de índice de satisfação de 85%.

A nova fase é fruto do trabalho da SPGG, com apoio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Procergs, e vem sendo reconhecida nacionalmente com prêmios como o e-Gov2021 e destaque no Prêmio iBest em 2023 e 2024.

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