Produtos como Colágeno + Vitamina C, Xarope da Vovó e lote falsificado de toxina botulínica foram retirados do mercado por determinação da agência
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de diversos medicamentos e um suplemento alimentar por falta de registro, fabricação irregular e falsificação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 18 de julho.
Foram retirados do mercado os medicamentos Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio, Espinheira Santa e os xaropes “Xarope da Vovó Isabel” e “Xarope da Vovó”. Todos foram considerados irregulares ou sem registro.
A Anvisa também determinou o recolhimento do ingrediente alimentar Curcumyn Long, por não atender às exigências legais quanto à forma de obtenção, conforme descrito na Resolução 2.705.
Outro item interditado foi o lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”, já que a empresa fabricante, Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, não reconhece o lote como original, caracterizando falsificação.
Os produtos foram comercializados por empresas sem autorização de funcionamento ou desconhecidas, segundo as Resoluções 2.703 e 2.705, assinadas por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa.
A agência orienta que consumidores e profissionais da saúde consultem os canais oficiais de atendimento para mais informações e dúvidas sobre os produtos suspensos.