O Rio Grande do Sul está prestes a vivenciar uma sequência de dias mais quentes devido à intensificação de ventos vindos do Norte, que estão transportando ar quente do Centro-Oeste brasileiro. Esse fenômeno é provocado pela interação entre um sistema de baixa pressão no Chile e um centro de alta pressão com ar frio no Atlântico Sul, formando uma corrente de vento que atravessa o Nordeste da Argentina e alcança o território gaúcho, especialmente na virada para o mês de agosto.
Mesmo após amanheceres frios, com temperaturas negativas nos Campos de Cima da Serra, as tardes devem apresentar forte aquecimento. Nesta quinta-feira, por exemplo, máximas próximas de 25 °C são esperadas na região metropolitana de Porto Alegre, enquanto no Noroeste do estado os termômetros podem superar os 25 °C. A tendência é de que esse calor se intensifique ainda mais na sexta-feira, com previsão de temperaturas acima da média histórica para o período, chegando a 27 °C na Grande Porto Alegre e até 29 °C em municípios do Noroeste.
No sábado, o calor persiste especialmente nas regiões do Nordeste gaúcho, como os vales e a capital, com marcas que podem chegar a 28 °C. No entanto, esse cenário de tempo seco e quente não deve durar muito. A partir do final de semana, a chuva retorna gradualmente ao estado, começando por algumas áreas no sábado e se espalhando para todas as regiões até domingo, encerrando esse episódio atípico de temperaturas elevadas no inverno.