Arca de Noé ganhará réplica monumental em Roca Sales

A cidade de Roca Sales se prepara para ganhar um novo atrativo turístico de grande porte: uma réplica da Arca de Noé será construída em uma colina, com previsão de inauguração até 2030. O projeto foi anunciado pela Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS), que apresentará os primeiros esboços já na próxima semana. A inspiração vem do sucesso do Cristo Protetor de Encantado, símbolo regional que também deverá integrar o complexo, uma vez que o terreno escolhido possui vista privilegiada para a estátua.
Com dimensões aproximadas às descritas na Bíblia, a arca terá cerca de 150 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de altura. A estrutura será feita em concreto, revestida externamente com porcelanato que imita madeira, enquanto a parte interna será composta por madeira de verdade. Segundo Eduardo Salgado, presidente da associação, a proposta é criar um símbolo de renascimento após a enchente devastadora de 2024 que atingiu o Vale do Taquari.
Além da imponente arca, o espaço turístico contará com museu sobre a enchente de 2024, vinícola, cafeteria, restaurante e auditório ou área ao ar livre com vista para o Cristo Protetor. O objetivo é inserir Roca Sales definitivamente no mapa turístico e religioso do estado, atraindo investimentos, especialmente da Serra Gaúcha. Entre os locais estudados para instalação estão o bairro Pôr do Sol e o Morro do Paraglider, ambos com localização estratégica para o turismo religioso.
O empreendimento, que será totalmente financiado pela iniciativa privada, tem o apoio da prefeitura. O prefeito Jones Wunsch (Mazinho) classificou o projeto como ousado e necessário para a reconstrução econômica e turística da cidade. Roca Sales também busca inclusão na chamada Rota do Pão e do Vinho, que interligará o Vale dos Vinhedos ao Vale do Taquari, passando por cidades como Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Encantado e a própria Roca Sales, fortalecendo a integração turística e econômica da região.