Brasil em negociações com os Estados Unidos e prepara plano de contingência, diz Alckmin

Vice-presidente do Brasil destaca que o país mantém diálogo com os EUA e trabalha em plano de socorro para setores afetados pela taxação

A poucos dias da implementação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, revelou que o Brasil segue em negociações “com reservas” com o governo dos EUA. Em entrevista após o lançamento do Programa Acredita Exportação, Alckmin enfatizou que o Brasil está constantemente em diálogo, mas que o foco nesta semana está nas discussões comerciais.

“Estamos permanentemente no diálogo e quero dizer a vocês que estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e com reserva”, afirmou o vice-presidente, sem fornecer detalhes adicionais sobre as conversas ou o plano de contingência em andamento.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou na semana passada que um plano de socorro para os setores afetados pela taxação seria apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana. As medidas em estudo incluem linhas de crédito direcionadas aos setores exportadores.

Alckmin também comentou sobre o Programa Acredita Exportação, que foi sancionado pelo presidente Lula nesta segunda-feira. O programa tem como objetivo impulsionar o crescimento de micro e pequenas empresas que realizam exportações. A partir de 1º de agosto, data que coincide com a entrada em vigor da tarifa de 50%, essas empresas poderão receber de volta 3% de suas receitas com vendas externas, seja de forma direta ou por meio de compensação de tributos federais.

“O projeto vem em boa hora, reafirmando valores que o Brasil defende, como o multilateralismo”, destacou Alckmin, durante a sanção do decreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo