Na noite de sábado, 12 de julho, a Patrulha Ambiental (PATRAM) do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Estrela, em ação conjunta com a Força Tática do 40º BPM de Teutônia, realizou uma operação no município de Taquari, localidade de Amoras, após denúncia de maus-tratos contra animais em rinhas de galos.
No local, foram encontrados 25 galos machos utilizados nas rinhas e 7 fêmeas, além de 32 galos da raça indiana Mura Brasil mantidos em cativeiro. O espaço estava equipado com tambor circular usado nas disputas, medicamentos e diversos equipamentos específicos para essa prática ilegal.
Um total de 69 pessoas foi identificado no local e autuado com Termo Circunstanciado por maus-tratos e criação de animais para rinha, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Todos se comprometeram a comparecer em juízo e foram liberados em seguida.
Durante a operação, foram apreendidos R$ 1.863,00 em dinheiro, medicamentos e instrumentos utilizados na atividade criminosa. Os tambores foram destruídos no local e os 32 galos apreendidos ficaram sob responsabilidade de um fiel depositário nomeado.
A Brigada Militar reforça seu compromisso com a proteção dos animais e a preservação ambiental, mantendo-se à disposição da população gaúcha para denúncias e emergências através do telefone 190.