Brigada Militar flagra crime ambiental em área de preservação permanente em Palmitinho
Durante fiscalização rural, policiais ambientais identificam uso irregular de máquinas pesadas que causaram assoreamento e poluição em afluente do rio Guarita

Na sexta-feira, 11 de julho, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou uma intervenção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) no interior do município de Palmitinho, no Rio Grande do Sul.
Durante a fiscalização ambiental em uma propriedade rural, os policiais constataram a limpeza de um açude com uso de maquinário pesado, o que resultou na retirada de grande quantidade de barro. Esse material estava sendo depositado em uma área com forte declividade, o que ocasionou o escoamento direto para uma sanga próxima, afluente do rio Guarita.
A ação provocou danos significativos, como a destruição de vegetação rasteira, assoreamento do curso d’água e aumento da turbidez, o que compromete a qualidade da água para consumo humano e animal.
Diante dos fatos, foram realizados levantamento ambiental, registro fotográfico e lavratura do Boletim de Ocorrência Policial, conforme prevê a legislação ambiental vigente.