Celebração italiana reúne 14 corais em Vila Flores e homenageia os 150 anos da imigração no RS

Evento cultural exalta tradições na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio com apresentações musicais, jantar típico e presença de autoridades locais

No último sábado, 26 de julho, aconteceu na Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, em Vila Flores, a XVI Sagra Nostra Gente Nostri Vallori, promovida pelo Coral Tre Campane com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e da própria comunidade.

A edição deste ano teve como destaque a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, reunindo 14 corais que interpretaram uma canção italiana e outra de livre escolha. Os grupos participantes foram: Coral Tre Campane (Vila Flores), Coral Eco dos Vales (Nova Roma do Sul), Coral Cantare Per Vòi (Nova Bassano), Coral Guadalupe (Caxias do Sul), Coral Piacere de Cantare (Veranópolis), Coral Sindiserp (Bento Gonçalves), Coral Cantar é Viver – Novo Milênio (Nova Prata), Coral Municipal de Muçum, Coral Per Tutte L’Etá (Nova Prata), Coro Vozes do Prado (Antônio Prado), Coro Armorial (Nova Prata), Coral Cristo Rei (Marau), Coral Alegria Franciscana (Marau) e Coral Caminando e Cantando (Botucatu, SP).

O evento contou com a presença da vice-prefeita Elenice Pertile, do presidente da Câmara de Vereadores Oziel Zotti, dos vereadores Edson Dall’Agnol e Fabiano de Almeida, além da diretora de Cultura Andressa Conte. Elenice, moradora da comunidade, destacou a relevância de ações que valorizem a cultura local: “A arte é uma poderosa forma de expressão da nossa história e identidade”, afirmou.

Após as apresentações, cada coral recebeu um mimo entregue por autoridades políticas e religiosas, em gesto de agradecimento. A noite encerrou com um Jantar Italiano, marcado por pratos típicos, vinhos regionais e a animação da Banda Expresso Sul.

A Administração Municipal parabenizou o Coral Tre Campane, por meio dos coordenadores Volmar e Clarita, e agradeceu a todos os envolvidos, ressaltando que a Sagra já se consolidou como um dos maiores eventos culturais da Terra da Fé, Pão e Vinho.

Crédito das imagens: Gean Ghellere

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo