Ciclone provoca ventania e frio intenso no início da semana

Rajadas de vento de até 100 km/h e sensação térmica abaixo dos 12°C marcam a segunda-feira; geadas devem atingir a região a partir de quarta

A segunda-feira começou com tempo instável e condições severas em grande parte do Rio Grande do Sul, especialmente na Serra e nos Campos de Cima da Serra. A causa é um ciclone formado sobre o oceano, próximo à costa, que está influenciando diretamente o clima na região. A circulação dos ventos do mar para o continente provoca chuvas frequentes e rajadas intensas que podem atingir entre 80 e 100 km/h em áreas do leste gaúcho, com registros similares nas regiões serranas.

Com a força dos ventos e a grande nebulosidade, a temperatura se mantém baixa ao longo do dia. A máxima prevista para esta segunda-feira não deve ultrapassar os 14°C, enquanto a sensação térmica pode cair para valores entre 11°C e 12°C, aumentando a sensação de desconforto. A presença constante da umidade vinda do oceano também contribui para esse cenário de instabilidade, tornando o dia frio, úmido e ventoso.

Na terça-feira, o clima começa a mudar gradualmente. Ainda pode haver chuviscos pela manhã, mas ao longo do dia uma massa de ar frio e seco, vinda do sul, deve avançar, promovendo a diminuição da nebulosidade. Mesmo assim, o frio continua intenso, com mínimas entre 2°C e 4°C ao amanhecer e máximas que não devem passar dos 11°C à tarde. A partir de quarta-feira, o tempo firma de vez, mas com geadas generalizadas previstas, especialmente nas áreas mais elevadas do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo