O prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, e o vice-prefeito João Guilherme Mazetto participaram na manhã desta quinta-feira, 3 de julho, de uma reunião com o governador em exercício Gabriel Souza, no Palácio Piratini. O encontro, liderado pelo Corede Serra por meio do presidente Evaldo Kuiava, reuniu lideranças regionais para tratar de demandas estruturais e estratégicas.
Entre os principais pleitos apresentados está a pavimentação de um trecho de 3 km entre a ERS-355 e a ERS-359, na comunidade de São Valentim, visando desafogar o fluxo intenso da Estrada Geral Santa Bárbara. O governador destacou que o Estado está tratando o tema com urgência.
Outras pautas abordadas incluem a busca por novas referências regionais em oncologia e traumatologia, a instalação de uma UTI mais próxima da população, e a criação de uma Delegacia de Pronto Atendimento 24 horas em Nova Prata, cuja implantação está em fase de estudos, segundo o governo estadual. Também foi destacada a importância do novo cercamento eletrônico, que deve ser implantado em todo o Rio Grande do Sul.
Na área de infraestrutura, o governo confirmou investimento de R$ 76 milhões para o recapeamento e conclusão da pavimentação do trecho entre Veranópolis, Fagundes Varela e Vista Alegre do Prata, com previsão de início das obras até o começo de 2026. Também foram solicitadas agilidade na pavimentação entre Protásio Alves e Ipê, e no trecho entre Vila Flores e Antônio Prado.
A BR-470 também esteve em pauta, com pedido de agilidade nas obras de recuperação e na construção da nova ponte. O prefeito Dal Pai ressaltou que todas as demandas têm impacto direto no cuidado com a população, e que é fundamental que os municípios sejam ouvidos e atendidos com celeridade.