Quatro comportas foram reabertas nesta quinta-feira no Cais Mauá devido à queda no nível do Guaíba
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu na manhã desta quinta-feira, 3 de julho, quatro comportas do sistema de proteção contra cheias. As passagens 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, foram restabelecidas em razão do recuo no nível do Guaíba, que, conforme o sistema da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), passou de 2,81 metros para 2,6 metros nas últimas 24 horas.
“A reabertura das comportas do Cais Mauá permite a retomada de todas as atividades na área portuária – sejam elas econômicas ou de mobilidade. Estas são as comportas que oferecem mais restrições à cidade. Por isso, foram as últimas a serem fechadas por causa da cheia, e as primeiras a serem reabertas com a redução do nível do Guaíba”, explicou o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
As comportas 11, 12, 13 e 14, que estão em obras desde maio, também foram fechadas nos últimos dias. Porém, só serão reabertas à medida que as melhorias – sejam de fechamento definitivo ou substituição de portões – avançarem. A previsão é de que o fechamento definitivo das comportas 11 e 13, assim como metade da 14, seja concluído em seis meses, enquanto a substituição da passagem 12 e da outra metade da 14 levará cerca de 10 meses.
Das 14 comportas existentes no sistema de proteção contra cheias, até 2024 restam apenas 11. As passagens 3, 5 e 7 foram extintas com a extensão do Muro da Mauá em concreto armado. Os portões 1, 2, 4 e 6 já passaram por melhorias de vedação e mobilidade, enquanto as demais seguem em obras, que recebem investimento de R$ 11 milhões.
Informações e foto Prefeitura de Porto Alegre.