Erro grave em hospital de Santa Catarina: recém-nascidos recebem soro contra veneno de cobra no lugar de vacina

Onze bebês foram medicados incorretamente com soro antibotrópico em vez da vacina contra Hepatite B entre os dias 9 e 11 de julho, no Hospital Santa Cruz, em Canoinhas
Onze bebês recém-nascidos receberam, por engano, soro contra veneno de cobra no lugar da vacina contra Hepatite B, em um hospital da cidade de Canoinhas, Santa Catarina. O erro aconteceu entre os dias quarta-feira, 9, e sexta-feira, 11 de julho, mas foi confirmado apenas nesta terça-feira, 15 de julho, pela própria unidade de saúde e pela prefeitura do município.
Segundo o hospital, nenhum dos bebês apresentou reações adversas até o momento. Todos estão estáveis, fora de internação e sendo acompanhados por equipes de saúde.
A substância aplicada, imunoglobulina heteróloga, é mais conhecida como soro antibotrópico, utilizada em casos de picada de jararaca. A dose administrada nos recém-nascidos foi de 0,5 ml, quantidade considerada muito inferior à dose terapêutica usual de 30 ml e, portanto, de baixo risco, conforme avaliação da direção hospitalar.
A administração equivocada teria sido causada pela semelhança entre os rótulos dos frascos da vacina e do soro, ambos produzidos pelo mesmo laboratório. O hospital informou que uma sindicância foi aberta para apurar as responsabilidades pelo erro.