Estados atualizam preços médios de combustíveis para agosto e impactam cálculo do ICMS

Novos valores do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final entram em vigor na quinta-feira, 1º de agosto, e servem como base de tributação nos estados

Os estados e o Distrito Federal divulgaram os novos valores do PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) dos combustíveis, que entram em vigor na quinta-feira, 1º de agosto. A tabela, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25 de julho, é usada para calcular o ICMS, tributo estadual que incide sobre gasolina, etanol, diesel, GNV, entre outros produtos.

Apesar de não refletirem diretamente o preço pago pelos consumidores nas bombas, os valores influenciam a arrecadação estadual e, indiretamente, o valor final cobrado nos postos. A atualização foi feita com base em informações enviadas pelas secretarias estaduais de Fazenda ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Entre os principais destaques dos novos preços:

A seguir, os preços médios da gasolina por estado:

Outros combustíveis:

A atualização do PMPF é uma prática de rotina e, mesmo sem determinar o preço final ao consumidor, pode impactar os valores na bomba. A tabela completa pode ser acessada no site oficial do Confaz ou no Diário Oficial da União.

Informações Portal R7.

Sair da versão mobile