EUA oferecem recompensa de US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro

Cartel de Los Soles é classificado como organização terrorista e Maduro é acusado de liderar esquema de narco-terrorismo

A Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos anunciou, na rede social X, uma recompensa de até 25 milhões de dólares por informações que levem à prisão ou condenação do ditador venezuelano Nicolás Maduro. A medida foi tomada após o Departamento do Tesouro americano classificar o Cartel de Los Soles como uma organização terrorista internacional na sexta-feira, 25 de julho. Segundo a publicação, Maduro lidera o grupo e está envolvido em crimes como conspiração a favor do narco-terrorismo, tráfico de cocaína e uso de armas de guerra. O governo dos EUA divulgou um e-mail para recebimento das denúncias, garantindo o sigilo das identidades dos informantes.

Além de Maduro, Diosdado Cabello Rondón, ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, e Vladimir Padrino López, ministro da Defesa, também são alvos da operação. De acordo com autoridades americanas, o Cartel de Los Soles corrompeu os mais altos escalões do governo venezuelano desde o fim da década de 1990 com o objetivo de facilitar o tráfico de drogas para os EUA. A designação do grupo como terrorista segue ações semelhantes adotadas contra organizações criminosas da América Latina, como o Tren de Aragua e os cartéis Sinaloa e Jalisco Nueva Generación. Com essa classificação, as forças de segurança americanas ficam autorizadas a agir diretamente contra esses grupos, inclusive fora do território dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile