Fagundes Varela articula recuperação da ERS-355 e ERS-441 com previsão de obras em 2026

Na última quinta-feira, em Porto Alegre, prefeitos dos municípios que integram o COREDE-Serra se reuniram para tratar de pautas estratégicas para o desenvolvimento regional. O encontro contou com a presença do governador em exercício, Gabriel Souza.
Fagundes Varela foi representada pelo prefeito Nelton Carlos Conte, pela coordenadora geral de governo Marina Taglian e pelo presidente da Câmara de Vereadores Volnei Cattivelli.
Entre os principais temas debatidos estiveram as rodovias estaduais ERS-355 e ERS-441, consideradas obras emergenciais e que já contam com parecer técnico positivo. A previsão é que as obras iniciem no começo de 2026, com investimento estimado em R$ 76 milhões.
Outro projeto debatido envolve a ERS-437, que liga Vila Flores a Antônio Prado. Os projetos já estão prontos e a previsão de início das obras é entre o final de 2025 e o início de 2026, com investimento de R$ 122 milhões.
Fagundes Varela teve papel de destaque no processo, iniciando um movimento regional ao lado de Veranópolis e Vista Alegre do Prata para a concretização das intervenções na ERS-355 e ERS-441, fortalecendo a articulação política para garantir os investimentos.
Na área da segurança pública, representantes do Estado destacaram a implementação do cercamento eletrônico, com previsão de que todo o Rio Grande do Sul esteja monitorado com câmeras de alta tecnologia em curto prazo.
Demandas na área da saúde também foram apresentadas ao governador para apreciação durante o encontro. A equipe de Fagundes Varela cumpriu ainda agenda nas secretarias de Turismo e Agricultura.
As intervenções previstas devem transformar a ERS-355 e ERS-441 em rodovias regionais de grande importância, sendo consideradas rotas de ligação estratégica entre a Serra e o Centro do Estado.


