O Rio Grande do Sul enfrenta uma sequência de dias gelados, com mínimas negativas registradas desde o início de julho. Nesta segunda-feira (7), São José dos Ausentes marcou -2,4°C, sendo o oitavo dia consecutivo abaixo de zero no estado. As baixadas e fundos de vales têm sido os locais mais frios, por conta do vento calmo, céu limpo e ar seco, que facilitam a perda de calor acumulado no solo durante o dia, provocando resfriamento intenso durante a noite.
Apesar desse histórico recente de frio rigoroso, a previsão para esta terça-feira (8) indica temperaturas um pouco mais elevadas em comparação aos últimos dias. O amanhecer ainda será gelado, mas, ao longo do dia, a sensação térmica tende a ser amena. Porto Alegre terá mínima de 10°C, Caxias do Sul 8°C e Bagé 7°C, enquanto as máximas podem chegar a 20°C em Alegrete e 22°C em Santa Rosa.
Além do frio moderado, a terça-feira será marcada pela possibilidade de chuva fraca e isolada em diversas áreas do estado. Segundo a MetSul Meteorologia, há previsão de pancadas entre a madrugada e a manhã no Oeste e faixa central, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte. O sol deve aparecer em grande parte do RS, mas com momentos de maior nebulosidade em algumas regiões.
O ar seco, aliado ao vento calmo, tem sido responsável pelas noites geladas ao permitir a rápida dissipação do calor acumulado durante o dia. Esse fenômeno, que mantém as camadas de ar frio junto ao solo sem mistura com camadas mais quentes, explica o frio intenso nas baixadas. Com o enfraquecimento gradual da massa de ar polar, o clima segue frio, mas menos rigoroso que nos dias anteriores.