Um fuzil AK-47 foi destaque entre as nove armas apreendidas pela Brigada Militar em Cotiporã, durante operação realizada na tarde de sexta-feira (4). O armamento foi encontrado em uma área de mata na Linha Almirante Tamandaré após trabalho de inteligência conduzido pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) em conjunto com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra).
As investigações apontaram que as armas haviam sido roubadas no dia 25 de junho em Nova Prata. No local, os policiais encontraram também um fuzil calibre .708, uma carabina calibre 9x19mm, um rifle calibre .22, três revólveres de diferentes calibres (.22, .357 e .38), uma espingarda calibre 12, além de uma pistola Glock 9mm. Foram recolhidas ainda três munições calibre .308 e 23 munições calibre 9mm.
De acordo com o comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Flori Chesani, a retirada deste arsenal de circulação representa um golpe importante contra o crime organizado na região. Ele destacou que, sem essas apreensões, havia grande possibilidade de o armamento ser utilizado em outras práticas criminosas, gerando riscos à população.
Apesar da grande quantidade de armas recuperadas, nenhuma pessoa foi presa durante a ação. O trabalho de inteligência continuará para identificar os responsáveis pelo roubo e pelo esconderijo do arsenal, reforçando a atuação preventiva das equipes policiais na Serra Gaúcha.