O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, visitou nesta quarta-feira, 30 de julho, a sede da Taurus Armas, em São Leopoldo, onde se reuniu com o CEO Global da empresa, Salesio Nuhs, para discutir medidas diante da nova taxação imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. A sobretaxa de 50% foi oficializada nesta tarde pelo governo norte-americano.
Durante o encontro, Gabriel anunciou que o governo estadual estuda antecipar a liberação dos créditos acumulados de ICMS provenientes das exportações da Taurus. A medida visa disponibilizar recursos para auxiliar a empresa a enfrentar os impactos imediatos da medida internacional.
Embora a negociação com os EUA seja de competência federal, o governador em exercício ressaltou que o Executivo gaúcho está atuando para reduzir os prejuízos causados às indústrias locais. A Taurus chegou a anunciar que pode transferir suas operações para o território norte-americano, caso a tarifa se mantenha em longo prazo.
“O Rio Grande do Sul é um dos estados mais atingidos. Nosso setor de produtos de metal, que inclui as armas, exporta 85,9% da produção para os Estados Unidos. Por isso, já liberamos uma linha de crédito de R$ 100 milhões, por meio do BRDE, para apoiar empresas exportadoras de todos os tamanhos”, destacou Gabriel Souza.
A Taurus exporta cerca de 60% da sua produção para os Estados Unidos e é responsável por 3 mil empregos diretos e 12 mil indiretos no estado. “A empresa tem uma grande importância na economia do Vale do Sinos e do Rio Grande do Sul como um todo, e minha visita também serve para reafirmar o apoio do governo aos empresários gaúchos”, acrescentou o governador em exercício.
Além da visita à Taurus, o governo do Estado mantém uma agenda de reuniões com a Fiergs e outros setores produtivos, em busca de alternativas para minimizar os impactos econômicos causados pela medida tarifária norte-americana.