Com o objetivo de unir tradição e economia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, promoveu uma reunião na quinta-feira, 3 de julho, para planejar ações que impulsionem as vendas do varejo durante o Mês Farroupilha, em setembro, período historicamente de baixa para os lojistas.
O encontro, realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), buscou apresentar um planejamento estratégico para movimentar o comércio local, tomando como referência os Festejos Farroupilhas, valorizando a cultura gaúcha e gerando oportunidades de negócios. “O Mês Farroupilha é tempo de celebrar o orgulho, a cultura e a tradição gaúcha. Também é uma oportunidade para o varejo se conectar com os valores regionais, aquecer as vendas unindo estratégia e identidade e entregar uma experiência positiva para os consumidores”, destacou Polo. Ele reforçou que, quando a economia gira, estimula o empreendedorismo, gerando mais empregos e renda para os gaúchos.
Participaram também da reunião os secretários de Turismo, Ronaldo Santini, e de Comunicação, Caio Tomazeli, além de representantes das secretarias da Fazenda e da Cultura, e de entidades do varejo, indústria, bares, restaurantes e tradicionalismo.
Um estudo de 2024, coordenado pela Universidade Feevale, apontou que o tradicionalismo movimentou R$ 4,5 bilhões em 2023. A pesquisa, realizada em parceria com a Sedec e com as secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, demonstrou que existem oportunidades significativas para fomentar o comércio em setembro, motivando governo e entidades a estruturarem uma ação conjunta que torne o período mais atrativo também para os consumidores.