Hospital Tacchini amplia leitos SUS com foco em doenças respiratórias durante o inverno

Iniciativa integra o programa Inverno Gaúcho com Saúde, do governo estadual, e visa reforçar o atendimento hospitalar em período de alta demanda por doenças respiratórias

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, passou a contar, desde segunda-feira, 14 de julho, com quatro novos leitos de internação adulto e dois leitos de UTI adulto pelo SUS. A ampliação faz parte do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, criado pelo governo do Rio Grande do Sul para fortalecer a assistência hospitalar durante os meses mais frios do ano.

O objetivo principal da medida é atender pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição que apresenta aumento significativo no inverno devido à maior circulação de vírus respiratórios. Os novos leitos têm habilitação temporária, com validade de 90 dias.

Além da ampliação, o Tacchini realizou a conversão de seis leitos de UTI pediátricos para tratamento específico de SRAG. Outros seis leitos de internação pediátrica foram adaptados para suporte ventilatório pulmonar pediátrico. Segundo Humberto Godoy, gerente de relações institucionais do hospital, “essas conversões não representam a abertura de novos leitos, mas sim a readequação da estrutura existente para atender à demanda sazonal por cuidados respiratórios”.

Para viabilizar as mudanças, o hospital mobilizou equipes administrativas e assistenciais para adaptar os espaços físicos e organizar as escalas de profissionais, assegurando atendimento seguro e eficaz.

O Programa Inverno Gaúcho com Saúde destina recursos para a abertura de leitos clínicos, de suporte ventilatório e de tratamento intensivo, além daqueles já previstos nos contratos regulares com o SUS. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a lista de hospitais participantes inclui três com mais de dez leitos de UTI, dez com até dez leitos de UTI — categoria em que se enquadra o Tacchini — e 66 com porta de entrada para urgências e emergências.

Esse programa visa incrementar ações de saúde com ênfase muito especial em nossas crianças. Precisamos ampliar as ações, porque há muitas evidências e estudos que apontam que, neste período, devemos redobrar os cuidados com internações por doenças respiratórias, nos atendimentos da atenção primária e na cobertura vacinal”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, durante o lançamento do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo