Julho começa com temperaturas extremas e mínimas abaixo de zero em mais de 200 cidades do Sul

Mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram marcas negativas nesta terça-feira com avanço de massa de ar polar

Julho começou com temperaturas negativas em centenas de cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido a uma poderosa massa de ar frio de origem polar que atinge o Cone Sul da América do Sul desde o fim de semana.

No Rio Grande do Sul, a maioria das regiões registrou mínimas abaixo de zero nesta terça-feira. Dados de estações meteorológicas de órgãos oficiais, universidades e particulares apontam que mais de 200 municípios com estações automáticas tiveram marcas negativas, sendo o número real ainda maior, já que muitos locais não contam com medição.

A menor temperatura do estado foi de -7,3ºC em Livramento, na estação da Secretaria Estadual da Agricultura, na fronteira com o Uruguai, sendo a menor marca do ano até agora. Outras mínimas expressivas registradas no estado foram:

Os termômetros também marcaram -3,9ºC em Ernestina, Espumoso e Santa Rosa; -3,8ºC em Caxias do Sul, Pontão e Cambará do Sul; -3,7ºC em Dom Pedrito, Passo Fundo e Lagoa Vermelha; -3,6ºC em Não-Me-Toque e Getúlio Vargas; -3,5ºC em Muitos Capões, Quaraí e Júlio de Castilhos; -3,3ºC em São Francisco de Paula, Ronda Alta e Tupanciretã; -3,2ºC em Condor, Sertão e Venâncio Aires; e -3,0ºC em Farroupilha, Bagé e Garibaldi.

Dezenas de outras cidades tiveram mínimas entre -3ºC e 0ºC, como:

Na região metropolitana de Porto Alegre, as mínimas foram de 3,1ºC no Jardim Botânico e 2,9ºC em Belém Novo. Em municípios vizinhos, os termômetros marcaram -1,8ºC em Barra do Ribeiro; 0,3ºC em Viamão; 0,2ºC em Campo Bom; 0,4ºC em Novo Hamburgo; 1,2ºC em São Leopoldo; 1,5ºC em Gravataí; e 1,8ºC em Nova Santa Rita.

Em Santa Catarina, as menores mínimas registradas foram:

O frio intenso segue nos próximos dias, mantendo temperaturas baixas e geadas amplas no Sul do Brasil.

Informações Metsul.

Sair da versão mobile