Locomotiva centenária chega a Caxias do Sul para novo capítulo na Estação Férrea

Após duas décadas estacionada na Ulbra em Canoas, uma locomotiva a vapor fabricada em 1921 foi levada para Caxias do Sul nesta semana. A máquina, que pertenceu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), passou por uma complexa operação de remoção e transporte antes de ser instalada na Estação Férrea, que passa por revitalização. Estima-se que o equipamento tenha valor de R$ 2,4 milhões.

A transferência mobilizou empresas parceiras da Prefeitura, exigindo guinchos, carretas plataforma e até a construção parcial de um trilho para possibilitar o deslocamento dos seus 80 toneladas. Durante o processo, a Universidade Luterana do Brasil iniciou um levantamento para avaliar possíveis danos estruturais causados pela retirada da locomotiva, já que estava há mais de 20 anos parada no campus.

Com o objetivo de restaurar completamente a máquina histórica, a Prefeitura planeja captar recursos por meio de emendas parlamentares e apoio do setor privado. A expectativa é que a locomotiva se torne um novo atrativo cultural e turístico, somando-se ao projeto de requalificação da Estação Férrea, que está em sua fase final.

Além disso, foram reservados R$ 500 mil para cobrir custos com reparos que possam surgir devido à operação de transporte. O projeto de restauração pretende valorizar ainda mais o patrimônio ferroviário da cidade, criando novas opções de visitação e fortalecendo a identidade histórica local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo