Lula minimiza ameaça de taxação de Trump aos países do Brics

Presidente afirma que declaração do norte-americano não preocupa e reforça soberania das nações

A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 10% os países que se alinhem ao Brics não causou preocupação durante a cúpula do bloco, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro de líderes dos 11 países-membros e dez nações parceiras terminou na segunda-feira, 7 de julho, no Rio de Janeiro.

“Na reunião do Brics ninguém tocou nesse assunto, ou seja, como se ninguém tivesse falado. Não demos nenhuma importância a isso”, disse Lula em entrevista ao fim do encontro.

O presidente classificou a declaração de Trump – publicada em rede social – como irresponsável. “Sinceramente, eu nem acho que deveria comentar, porque não é algo muito responsável e sério o presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo pela internet”, afirmou.

Lula destacou que os países são soberanos e que, se os Estados Unidos impuserem tarifas, os outros têm o direito de agir de forma recíproca. “Existe a lei da reciprocidade. Respeito é muito bom. A gente gosta de dar e gosta de receber. E é preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz”, completou.

O presidente brasileiro também comentou sobre a defesa feita por Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que Bolsonaro estaria sofrendo uma “caça às bruxas” e deveria ser deixado em paz. Lula rebateu: “Esse país tem leis. Esse país tem regra. Esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, deem palpite na sua vida e não na nossa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo