Um ciclone extratropical que atua na costa do Rio Grande do Sul está impulsionando uma massa de ar frio que se espalha rapidamente pelo Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Com ventos que ultrapassam os 100 km/h, o sistema tem potencial para provocar queda acentuada de temperatura e formação de geada em amplas áreas nos próximos dias. Embora não seja tão intensa quanto as massas de ar polar registradas em junho, essa nova incursão de ar gelado promete trazer um clima invernal expressivo e deve atingir também o Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Sul de Minas Gerais, as informações são da Metsul.
Entre terça e quinta-feira, as madrugadas devem registrar as menores temperaturas da semana, especialmente em áreas de maior altitude como os Campos de Cima da Serra, o Planalto Sul Catarinense e a Serra da Mantiqueira. As mínimas podem cair abaixo de zero em pontos do Sul catarinense e do Paraná, enquanto capitais como Porto Alegre, Curitiba e São Paulo devem amanhecer com termômetros marcando entre 5 °C e 9 °C. A previsão também indica geada generalizada na região Sul e em áreas pontuais do Sudeste, com maior intensidade na quarta e quinta-feira.
Além do frio intenso, há chance de precipitação invernal nas áreas mais elevadas do Sul do Brasil, especialmente entre o final desta segunda e a manhã de terça-feira. Modelos meteorológicos apontam para a possibilidade de neve ou chuva congelada nos picos mais altos do Planalto Sul de Santa Catarina e nos Campos de Cima da Serra. Se ocorrer, o fenômeno será breve e localizado. O mesmo sistema, antes de chegar ao Brasil, já provocou neve intensa na Argentina, bloqueando estradas e causando acidentes fatais, especialmente na região de Neuquén.