Operação Desmanche apreende quase mil toneladas de sucata no RS no primeiro semestre de 2025

Ações de combate ao comércio ilegal de peças automotivas cresceram 134% em relação ao mesmo período de 2024

A Operação Desmanche, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, registrou resultados expressivos nos primeiros seis meses de 2025. Foram 965 toneladas de sucatas apreendidas, um aumento de 134% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram recolhidas 412 toneladas.

Criada em 2016, a operação é uma ação permanente do governo estadual que mobiliza as forças de segurança para combater o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao todo, foram realizadas 18 ações de fiscalização de janeiro a junho deste ano.

Além das apreensões, houve crescimento em todos os indicadores da operação. O número de empresas fiscalizadas saltou de 11 para 34, um aumento de 210%. Já a quantidade de municípios atendidos dobrou, passando de 9 para 19.

No período, 10 prisões foram efetuadas, 43% a mais que em 2024, quando sete pessoas foram detidas. Também foram emitidos 21 termos circunstanciados, contra 8 no mesmo período do ano anterior, representando um crescimento de 162%. As notificações emitidas pelos bombeiros também aumentaram de 11 para 26, alta de 136%.

Segundo o tenente-coronel Jefferson Eroni, coordenador da operação, o caráter permanente das ações tem contribuído diretamente para a redução dos índices de roubo de veículos no estado. “Com essas ações preventivas e repressivas, ajudamos a contribuir na diminuição de crimes que tenham veículos como alvo”, afirmou.

A população pode contribuir com as ações de segurança por meio de denúncias anônimas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou através do site Denúncia Digital 181. O sigilo das informações é garantido.

Sair da versão mobile