Operação Espólio desarticula organizações criminosas responsáveis por homicídios em Porto Alegre

Força-tarefa da Polícia Civil e Brigada Militar cumpre 51 ordens judiciais e prende 17 suspeitos ligados a crimes na zona norte da capital gaúcha
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª e 5ª Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou na manhã de terça-feira, 22 de julho, a Operação Espólio, com o objetivo de desarticular estruturas de organizações criminosas responsáveis por homicídios e tráfico de drogas na zona norte da capital.
Durante a operação, foram cumpridos 51 mandados judiciais, sendo 18 de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão, em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Osório. Até o momento, 17 pessoas foram presas. As ações também resultaram na apreensão de drogas, celulares e dinheiro.
Entre os alvos estão lideranças do crime organizado e indivíduos responsáveis por execuções e tráfico de entorpecentes. A investigação foi conduzida de forma conjunta pelas delegacias, pois os suspeitos atuavam em áreas como Vila São Borja e Passo das Pedras, zonas de atuação das duas unidades.
As investigações, que se estendem por mais de um ano, responsabilizam os envolvidos por homicídios qualificados, tráfico de drogas e integração a organização criminosa. Parte da apuração tramita na Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa.
Um dos crimes de maior repercussão atribuídos aos investigados é o duplo homicídio consumado e duplo homicídio tentado, ocorrido em quarta-feira, 24 de abril, na Rua Senhor do Bom Fim, bairro Sarandi.
O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza, ressaltou a importância da operação: “A operação segue o protocolo estadual de enfrentamento aos homicídios, responsabilizando todos os integrantes da cadeia criminosa pela prática de delitos contra a vida”, afirmou.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 0800 642 0121 ou pelo site www.pc.rs.gov.br.