A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/Dercc) e com o apoio da Delegacia de Polícia de Veranópolis, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, a Operação Puer Tutis, com o objetivo de apurar e reprimir crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil na internet.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Veranópolis, um homem de 38 anos foi preso em flagrante por armazenamento de conteúdo de exploração sexual infantojuvenil, após análise técnica dos equipamentos encontrados no local, realizada com autorização judicial.
A ação policial contou com técnicas especializadas para localizar dispositivos eletrônicos que armazenavam conteúdo ilícito e coletar evidências da materialidade do crime.
De acordo com o delegado Marcos Vinícius Nespolo De David, a investigação identificou um endereço IP associado a uma conexão de internet local, utilizado para o compartilhamento de material relacionado à pornografia infantil. Com base nos elementos técnicos colhidos, foi solicitada judicialmente a expedição de mandado de busca e apreensão, com o intuito de identificar os responsáveis e garantir a preservação da prova digital.
Uma coletiva de imprensa será realizada na manhã desta quinta-feira, 31, para dar mais detalhes sobre o caso, a Studio TV acompanha.