Paciente morre nos EUA após contrair bactéria da “Grande Peste” da Idade Média

Paciente foi diagnosticada com peste pneumônica e morreu em menos de 24 horas após dar entrada em hospital no estado do Arizona

Uma paciente morreu em menos de 24 horas após dar entrada no hospital Flagstaff Medical Center Emergency, nos Estados Unidos, após contrair a peste pneumônica, uma das formas da doença conhecida como a “Grande Peste” da Idade Média. A informação foi divulgada pelo portal g1.

Segundo especialistas, existem três tipos principais da peste: bubônica, pneumônica e septicêmica. A forma pneumônica ocorre quando a bactéria Yersinia pestis, causadora da doença, se espalha para os pulmões, geralmente após a não identificação ou tratamento das outras formas.

De acordo com o g1, a peste bubônica, embora rara atualmente, ainda é registrada em algumas áreas rurais. Na Idade Média, ela foi responsável pela morte de 30% a 60% da população europeia.

A transmissão da bactéria geralmente acontece de animais para humanos por meio de pulgas infectadas, mas também pode ocorrer pelo contato com fluidos contaminados ou pela inalação de gotículas respiratórias de pessoas doentes.

Ainda conforme o g1, a peste costuma ser bubônica quando transmitida por pulgas, mas se passa de uma pessoa para outra, evolui para a forma pneumônica, que é mais agressiva e contagiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo