Redução começa a valer na sexta-feira e pode beneficiar cerca de 1 milhão de consumidores no Rio de Janeiro
A Petrobras anunciou uma redução média de 14% no preço da molécula de gás natural vendido às distribuidoras, com vigência a partir de sexta-feira, 1º de agosto. A medida, conforme a companhia, faz parte do ajuste trimestral previsto em contrato e leva em consideração a queda de 11% na cotação do petróleo Brent e a valorização de 3,2% do real frente ao dólar.
De acordo com a Petrobras, “as variações por distribuidora dependem dos produtos contratados” e, com os mecanismos de incentivo e prêmios por performance criados em 2024, é possível ampliar ainda mais o desconto. Desde dezembro de 2022, o preço da molécula acumula uma queda de 32%, podendo chegar a mais de 33% com incentivos aplicados.
A empresa destacou que o preço final ao consumidor depende de fatores como transporte, margens de lucro das distribuidoras e tributos. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), também influenciam os custos dos postos revendedores.
No Rio de Janeiro, a concessionária Naturgy informou que a redução nas tarifas também entrará em vigor em sexta-feira, 1º de agosto, beneficiando cerca de 1 milhão de clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial e GNV. Os percentuais de redução variam conforme a região e o perfil de consumo:
- Região metropolitana (Ceg): queda de 1,39% no residencial, 1,45% no comercial, 3,73% nos postos de GNV e 3,47% para indústrias.
- Interior do estado (Ceg Rio): redução de 3,50% no residencial, 4,07% no comercial, 7,27% nos postos de GNV e 5,56% para indústrias.
Segundo a Naturgy, o Rio de Janeiro lidera o uso de GNV no país, com 1,7 milhão de veículos convertidos e mais de 700 postos. O combustível, além de mais econômico — com economia de até 50% em relação ao etanol e gasolina —, garante desconto de 62,5% no IPVA e emissão de 25% menos dióxido de carbono.
A concessionária também oferece um Simulador de Economia no site e um aplicativo móvel (Simulador GNV) que ajuda motoristas a localizar postos de abastecimento e acessar dicas de segurança.