A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na quarta-feira, 9 de julho, a Operação Taberna Occulta para desarticular um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas em Santiago. Foram cumpridas 25 ordens judiciais em seis cidades gaúchas, incluindo 13 mandados de prisão preventiva, oito de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens.
As investigações, que duraram mais de seis meses, apontaram que os criminosos utilizavam um estabelecimento comercial como fachada para a venda de entorpecentes e para movimentar parte dos valores obtidos com o tráfico. Por isso, foi solicitada e deferida judicialmente a interdição do local e o sequestro do imóvel.
Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Santiago, Jaguari, São Vicente do Sul, Santa Maria, Ijuí e Charqueadas, sendo que a maioria dos investigados já estava presa, comandando o esquema de dentro do sistema penitenciário. Já os mandados de busca e apreensão ocorreram em Santiago e Santa Maria, onde foi apreendida uma prensa hidráulica utilizada para preparar drogas.
A operação teve o apoio de policiais civis das cidades envolvidas e do efetivo da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas.