Polícia Civil prende cinco e apreende quase R$ 700 mil em mercadorias falsificadas em Porto Alegre

Apreensão de 680 kg de brinquedos irregulares marca mais uma fase da operação Nêmesis, que combate o mercado clandestino e protege a saúde pública

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual (Decon/Deic), realizou na quarta-feira, 23 de julho, mais uma etapa da operação permanente Nêmesis, voltada à desarticulação de organizações criminosas envolvidas na fabricação e comércio de produtos falsificados.

Durante a ação, cinco estabelecimentos comerciais foram vistoriados em Porto Alegre, resultando na apreensão de 680 kg de mercadorias falsificadas, principalmente brinquedos sem especificações técnicas ou adequação às normas dos órgãos reguladores. Cinco pessoas foram presas por crimes contra a relação de consumo e contrabando.

Todo o material apreendido foi encaminhado para o depósito da Receita Federal, enquanto os produtos com suspeitas de irregularidades foram destinados à perícia técnica oficial.

A delegada Milena Simioli, titular da Decon/Deic, ressaltou que o foco da operação é a proteção da saúde pública, o direito do consumidor e o combate à concorrência desleal. “Estamos diante de um mercado clandestino que não apenas drena milhões da economia formal, mas também oferece riscos à população. Ao adquirir um produto falsificado, o consumidor é enganado e exposto a riscos, ao mesmo tempo em que alimenta um ciclo de ilegalidade que precisa ser rompido”, afirmou a delegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo