Polícia desarticula quadrilha de furto de caminhonetes no norte e centro do RS

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira, 9 de julho, a Operação Toyo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no furto de caminhonetes no norte e centro do Rio Grande do Sul. A ação envolveu cerca de 40 agentes das Delegacias de Sertão e Tapejara, com apoio das delegacias de Ibirubá, DRACO, 2ª DP de Passo Fundo e da Brigada Militar/3º RPMon, sob coordenação do Delegado Regional Schenkel.
Um homem foi preso em flagrante no interior de Ibirubá, na Linha Pulador Sul, por esconder uma Hilux furtada poucas horas antes em Tapejara. O veículo foi localizado pela polícia antes mesmo do proprietário tomar conhecimento do crime. Em Passo Fundo, os agentes apreenderam uma Fiat Strada verde, que estaria sendo utilizada nas ações criminosas.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca em Passo Fundo e um no interior de Ibirubá. A investigação começou após dois furtos de Hilux ocorridos nas noites de 28 e 30 de maio, nas cidades de Tapejara e Sertão, respectivamente. Segundo a Polícia Civil, os crimes apresentavam o mesmo modus operandi: ação silenciosa e uso de tecnologia para burlar os sistemas de segurança dos veículos.
A caminhonete furtada em Tapejara foi localizada em um galpão de uma propriedade rural na Linha Pulador Sul, interior de Ibirubá. Os investigadores suspeitam que os veículos furtados seriam levados para fora do país, utilizados como moeda de troca por drogas e armas.
Com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), as autoridades vinham monitorando o grupo há semanas. Os alvos principais são caminhonetes Hilux e SW4, de alto valor de revenda e interesse no mercado clandestino.
A região do Alto Jacuí registrou pelo menos quatro furtos de Hilux em 2025. O delegado Márcio Marodin, de Ibirubá, reforça que o avanço desses crimes na região acendeu um sinal de alerta nas forças de segurança. “Até pouco tempo, não tínhamos esse tipo de ocorrência”, declarou em recente entrevista para a Rádio Cidade Ibirubá.
As investigações seguem em andamento, com envolvimento de outras delegacias da região que também registraram furtos de caminhonetes nos últimos meses. A Polícia Civil orienta os proprietários desses veículos a reforçarem os mecanismos de segurança e evitar deixá-los estacionados na rua durante a noite.
Informações: Rádio Uirapuru
Foto: Divulgação/PC