A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticulou uma quadrilha especializada em abigeato durante a Operação Graxaim, deflagrada na terça-feira, 15 de julho, pela 3ª Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Camaquã. A ação ocorreu nos municípios de Pelotas, Capão do Leão e Piratini e resultou na prisão de quatro pessoas envolvidas em roubo de gado.
A investigação teve início após um assalto a uma propriedade rural em Capão do Leão, em quinta-feira, 10 de abril, quando cerca de oito criminosos armados invadiram o local e levaram aproximadamente 30 cabeças de gado, utilizando o caminhão da própria vítima.
Três dias depois, em domingo, 13 de abril, o gado foi localizado em um assentamento em Piratini, onde os policiais foram recebidos a tiros por um grupo armado. Houve confronto, mas os criminosos conseguiram fugir. No local, foram apreendidos veículos e outros materiais que se tornaram fundamentais para o avanço das investigações.
Com base nas provas reunidas, foram solicitadas e cumpridas 17 medidas cautelares, incluindo 12 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva. Quatro suspeitos foram presos e um segue foragido.
A operação contou com a participação de 47 agentes, dois delegados e o diretor da DICRAB, delegado Heleno dos Santos, além de equipes da DECRAB Bagé, do Núcleo de Abigeato de Rio Grande e da 18ª DPRI. Foram empregadas 16 viaturas na ação.