Articulados pelo Corede Serra, os prefeitos da microrregião de Veranópolis formaram, nesta semana, em Bento Gonçalves, um grupo de trabalho com o objetivo de enfrentar a grave escassez de leitos hospitalares na região, especialmente para atendimentos de média e alta complexidade.
O prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, é um dos líderes da iniciativa e defende a necessidade de repensar o atual modelo de referência hospitalar. “Se um hospital é referência estadual, ele precisa ter leitos disponíveis para atender à demanda – e isso não está acontecendo”, alertou.
A precariedade do sistema tem causado judicializações, aumentado os custos públicos e gerado sofrimento às famílias. Entre as propostas do grupo, está a avaliação da estrutura hospitalar de Passo Fundo e a busca por uma repactuação dos atendimentos via SUS.
Segundo Dal Pai, “é preciso mais humanidade, planejamento e um olhar atento do Estado e da União para os mais de 100 mil moradores da região.”
O grupo segue agora na fase de levantamento técnico das estruturas disponíveis para, em seguida, apresentar propostas concretas ao governo estadual.