Durante visita técnica ao fundo estadual em Porto Alegre, Rodrigo Costa reforça projetos de mobilidade e infraestrutura para enfrentar consequências de eventos climáticos
Nesta segunda-feira, 28 de julho, o prefeito em exercício de Veranópolis, Rodrigo Costa, realizou uma visita técnica ao FUNRIGS – Fundo Estadual para Reconstrução do Rio Grande do Sul, instituído pelo Decreto nº 57.647. O fundo concentra e gerencia recursos voltados ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais provocadas pelos eventos climáticos extremos ocorridos em 2023 e 2024.
Com saldo atual superior a R$ 4,1 bilhões, o FUNRIGS financia ações de recuperação da infraestrutura urbana e rural, restauração de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança, além de melhorias nas condições habitacionais de famílias atingidas. O fundo também apoia projetos de realocação de moradores em áreas de risco e de fortalecimento da resiliência climática.
Durante o encontro em Porto Alegre, Rodrigo Costa esteve reunido com a secretária em exercício da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, com o ex-presidente da Famurs, Marcelo Arruda, e acompanhado pelo secretário parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus, Moisés Pértile, e pelo vereador Pastor Elias Dornelles.
Na ocasião, foram discutidos ajustes técnicos nos projetos já protocolados por Veranópolis junto ao FUNRIGS, reforçando demandas anteriormente apresentadas pelo prefeito Cristiano Valduga Dal Pai e pelo vice-prefeito João Guilherme Mazetto.
As propostas incluem a pavimentação de vias estratégicas nas localidades de Comunidade de São José da Primeira, Travessa São Valentim / Pedancino e Estrada Geral Santa Bárbara. Segundo Rodrigo Costa, essas obras são fundamentais como rotas alternativas à BR-470, especialmente em situações de emergência, devido à sua importância para a mobilidade urbana e rural da região.