A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar de São Paulo e o 4º Batalhão de Comandos e Operações Especiais (COE), prendeu nesta segunda-feira, 7 de julho, um foragido da segunda fase da Operação Elísios. Ele foi localizado na cidade de Osasco, em São Paulo.
O homem era responsável pela parte operacional e logística do roubo ocorrido em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em junho de 2024, e está associado a outros crimes empreendidos pela mesma organização criminosa.
Relembre o caso
Na quarta-feira, 19 de junho de 2024, nove integrantes da quadrilha, utilizando viaturas falsas da Polícia Federal e uniformes policiais, invadiram a área restrita do Aeródromo Hugo Cantergiani, rendendo funcionários na guarita. Em seguida, abordaram uma aeronave em solo com disparos de calibre restrito, roubando mais de R$ 14 milhões.
Após 70 dias de investigação, a Polícia Federal concluiu a primeira fase da Operação Elísios com 17 pessoas indiciadas, além do sequestro de 19 contas bancárias e quatro imóveis.
Na segunda fase, realizada em maio deste ano, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de ativos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A prisão desta segunda-feira reforça o cerco contra a organização criminosa que atuava de forma estruturada, violenta e planejada, segundo a Polícia Federal.