RS terá fim de semana com chuva intensa e risco de mais de 100 mm em algumas regiões, alerta Metsul

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de chuva volumosa entre sábado e segunda-feira no Rio Grande do Sul, com possibilidade de acumulados superiores a 100 mm, especialmente na Metade Leste. A instabilidade será provocada pela chegada de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão, com maior intensidade no domingo, dia em que a chuva deve atingir todas as regiões com volumes elevados em 24 horas. A sexta-feira ainda terá momentos de sol, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia, com chance de chuva e garoa isoladas.

No sábado, o tempo terá predomínio de nuvens e céu encoberto, com chuva já pela manhã em algumas áreas do Oeste ao Centro. Durante a tarde e a noite, a instabilidade avança para mais regiões, atingindo também a Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, onde a chuva pode persistir até a segunda-feira à noite. O domingo será o dia mais crítico, com chuvas generalizadas, possibilidade de raios e trovoadas e acumulados de até 75 mm em muitas cidades, podendo ultrapassar 100 mm em pontos isolados.

A MetSul ressalta que não há previsão de enchentes significativas, como as registradas em junho, já que os volumes serão menores e o solo está mais seco após semanas de estiagem. Mesmo com a elevação dos níveis dos rios, a situação não deve gerar maiores preocupações. O cenário representa uma mudança no padrão atmosférico de julho, marcado até agora por precipitação muito abaixo da média. Modelos meteorológicos indicam que a chuva deve alcançar também Santa Catarina e o Paraná entre domingo e segunda-feira, com risco baixo de temporais localizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo