Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia leva Rotas da Inovação a Três Passos e fortalece ecossistema regional

Atividade apresentou painéis técnicos, oficinas para estudantes e reconhecimento a iniciativas locais

A cidade de Três Passos recebeu, na terça-feira (22/7), a edição Noroeste e Missões dos projetos Rotas da Inovação e Rotas da Inovação Kids, iniciativas do governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

O evento reuniu representantes do governo, da academia, do setor produtivo e da sociedade civil no Sindilojas Celeiro, com o objetivo de fortalecer o ecossistema regional e apresentar programas e oportunidades da pasta. A abertura contou com a participação de autoridades locais e regionais, lideranças acadêmicas e empresariais, gestores de inovação e estudantes.

Inovação nos territórios

A programação incluiu painéis sobre temas como inovação regional, territórios inovadores, governança do Inova RS, formação de talentos, programas da Sict e ações regionais em andamento.

“O Rotas da Inovação é uma forma de a secretaria sair do seu espaço físico e institucional para ir ao encontro da comunidade”, destacou o secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Mário Augusto Gonçalves. “É sobre furar a bolha, construir conexões reais e mostrar que o Estado reconhece e apoia a força dos ecossistemas locais. Nosso papel é dar suporte às ações inovadoras que já estão acontecendo nos territórios”, completou.

Reconhecimento à inovação

Durante o evento, foi entregue o Prêmio Destaque Ecossistema de Inovação para o Impulsa Ijuí.

Já o Prêmio Destaque Profissional da Inovação foi concedido a Maria Odete Palharini, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unijuí, pela sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação na região.

Iniciativas do Plano Rio Grande

Durante a programação, também foi realizado um painel com o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, vinculado ao Plano Rio Grande. A apresentação abordou os impactos dos eventos climáticos extremos registrados no Estado em 2024, o papel da ciência na formulação de estratégias de enfrentamento e a importância da construção de resiliência nos territórios.

Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Conexão com iniciativas locais

A gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS na região Noroeste e Missões, Leonice Parnoff, participou da programação e ressaltou o papel dos gestores regionais no apoio às iniciativas locais. “Como gestores, temos a responsabilidade de conectar os programas com os atores locais. Fazemos isso a partir de mapeamentos que identificam empresas com potencial de aderência a editais e iniciativas. O Rotas da Inovação é fundamental nesse processo, pois aproxima empresários, universidades e poder público das oportunidades disponíveis”, afirmou.

O estudante bolsista Thiago Naressi, participante do Programa Inova RS, apresentou o projeto que desenvolve ao longo da iniciativa. “Participar do Inova RS tem sido muito enriquecedor. A gente aprende muito além da teoria, vivenciando a prática. Abre muitas portas, porque conseguimos participar de eventos diferentes e nos inserir de verdade na área de inovação”, relatou.

Rotas da Inovação Kids

Pela segunda vez, o evento contou com a edição do Rotas da Inovação Kids, iniciativa vinculada ao Programa Educar para Inovar, da Sict. As atividades reuniram 30 estudantes da rede pública estadual e municipal, entre alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo jovens de cidades vizinhas.

A programação incluiu duas oficinas práticas: uma de cozinha criativa, promovida em parceria com a Criatec e a Unijuí, e outra de fotografia com drone, com apoio da Central Única das Favelas (Cufa). Na oficina de fotografia, os alunos participaram da cobertura do evento, aprenderam a manusear câmeras, compreender o ambiente, trabalhar com luz e explorar a linguagem visual na prática.

O objetivo do Rotas Kids é aproximar os estudantes da educação básica do universo da inovação, incentivando a criatividade, o protagonismo e o pensamento crítico por meio de experiências educativas e interativas.

Próxima parada do Rotas

A edição de Três Passos integra uma série de encontros regionais promovidos pela Sict por meio do Rotas da Inovação, iniciativa que seguirá percorrendo diferentes regiões do Estado ao longo de 2025. A próxima parada será na região Sul, com encontro previsto para o município de Pelotas, no dia 21 de agosto de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo