Sonda da Nasa chega ao ponto mais próximo do Sol e revela imagens inéditas

Sonda solar parker capta detalhes surpreendentes da atividade solar a apenas 6 milhões de quilômetros da superfície da estrela

A Nasa divulgou nesta terça-feira, 15 de julho, imagens históricas captadas pela Sonda Solar Parker, que atingiu uma marca inédita ao se aproximar a pouco mais de 6 milhões de quilômetros da superfície do Sol — a menor distância já registrada por uma nave espacial em relação à estrela.

O vídeo foi gravado em dezembro de 2024, durante o periélio, período em que a Terra está mais próxima do Sol, e mostra com alta definição a liberação de partículas superaquecidas e três ejeções de massa coronal em sequência, fenômenos que podem causar tempestades geomagnéticas e afetar sistemas de comunicação, redes elétricas e satélites.

As explosões solares aparecem como rajadas brilhantes, sendo que a primeira abre caminho para as demais avançarem com mais velocidade e menos perda de energia. Também é possível observar o deslocamento dos ventos solares, emitidos da coroa solar, a camada mais externa do Sol.

Lançada em 2018, a Sonda Parker tem como missão aprofundar o conhecimento científico sobre o comportamento do Sol. As novas imagens oferecem dados essenciais para prever os efeitos de eventos solares extremos na Terra, ajudando também no planejamento de futuras missões espaciais e na segurança de astronautas diante da intensa atividade solar.

Confira o vídeo no canal oficial da Nasa no YouTube.

Sair da versão mobile