Tempestade se aproxima do RS com força total e exige atenção da população

Chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e granizo estão previstos entre quarta e quinta-feira

O Rio Grande do Sul entra em estado de alerta com a chegada de uma sequência de eventos climáticos severos que devem atingir o estado entre o meio-dia desta quarta-feira (16) e as 15h de quinta-feira (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), três avisos distintos foram emitidos, apontando riscos significativos para a população, especialmente devido ao acúmulo de chuvas, ventanias e possibilidade de granizo.

Entre os alertas, o mais preocupante é o de tempestade classificada como “perigo”, com previsão de chuvas entre 50 e 100 mm por dia, rajadas de vento que podem atingir 100 km/h e ocorrência de granizo. Esses fenômenos climáticos têm potencial para causar danos estruturais, queda de energia elétrica e perdas na agricultura, exigindo atenção especial de moradores em áreas vulneráveis.

Outros dois comunicados emitidos pelo INMET referem-se a chuvas intensas de menor severidade, mas que ainda podem provocar alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas, especialmente em regiões urbanas. Nesses casos, são esperadas precipitações de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.

As autoridades recomendam à população que evite áreas abertas durante rajadas de vento, desligue aparelhos eletrônicos em caso de tempestade e fique atenta às atualizações da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). A orientação é redobrar os cuidados, principalmente em zonas mais propensas a alagamentos e transtornos causados por fenômenos extremos.

Sair da versão mobile