Trump envia carta a Bolsonaro e critica governo Lula: “ponha fim a seu ridículo regime de censura”

Presidente dos EUA disse que tarifaço contra o Brasil é resposta à ação penal contra Bolsonaro e afirmou que ex-presidente lidera as pesquisas apesar de perseguição política

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite de quinta-feira, 17 de julho, uma carta direcionada a Jair Bolsonaro (PL) em sua rede social Truth Social. No texto, Trump afirma que o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros é uma “manifestação de desaprovação” à ação penal movida contra o ex-presidente brasileiro, e exige que o governo atual do Brasil “ponha fim a seu ridículo regime de censura”.

Trump também expressou “profunda preocupação com os ataques à liberdade de expressão”, que, segundo ele, vêm tanto do governo brasileiro quanto do americano. O presidente norte-americano defendeu Bolsonaro, dizendo que o ex-presidente brasileiro sofre um “tratamento terrível pelas mãos de um sistema injusto que se voltou contra ele”.

Ainda na publicação, Trump declarou que não se surpreende com a liderança de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto, mesmo diante do que classificou como perseguição política. O republicano reforçou que seguirá atento ao cenário político brasileiro e espera uma mudança de postura por parte do governo Lula.

Informações Jornal Correio do Povo.

Sair da versão mobile