Decisão anunciada na segunda-feira beneficia comércio com Roraima e reforça parceria estratégica entre os dois países
A Venezuela voltou atrás e retirou as tarifas impostas aos produtos brasileiros na última sexta-feira (25). O presidente Nicolás Maduro decidiu nesta segunda-feira (28) retomar a isenção de impostos sobre produtos brasileiros com certificado de origem.
O governador de Roraima, Antônio Denarium, do Progressistas (PP), celebrou a decisão, enfatizando a importância do comércio com a Venezuela, que ele descreve como “o principal posto de importações sobre produtos brasileiros com certificado de origem”. Ele ressaltou que essa parceria é crucial para a economia local, influenciando diretamente empregos, renda e arrecadação no estado.
A suspensão temporária da isenção havia causado preocupações significativas, ameaçando o comércio transfronteiriço. “A Venezuela é o principal posto de importações sobre produtos brasileiros com certificado de origem”, afirmou o governador, destacando a relevância do acordo de complementação econômica entre os dois países, que prevê a isenção do imposto de importação para certos tipos de mercadorias, conforme critérios específicos.