O curso Alfabetiza Tchê, parte do programa de mesmo nome, avança como iniciativa conjunta entre o Estado e os municípios do Rio Grande do Sul, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem e implementar sistemas de monitoramento e avaliação da alfabetização.
Destinado a todas as professoras alfabetizadoras do Estado, o curso oferece formação continuada, acompanhamento pedagógico e produção de material didático complementar, promovendo o aprimoramento das práticas educacionais nas redes públicas.
Na terça-feira, 9 de julho, ocorreu em Bento Gonçalves o primeiro encontro formativo do programa, reunindo formadores e coordenadores da iniciativa com o intuito de alinhar as ações nos Territórios Municipais da região da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Veranópolis esteve representado pela articuladora municipal e coordenadora do programa, Vânia Wetzel, e pela formadora municipal, Marli de Conto. A condução do encontro ficou a cargo das articuladoras regionais da 16ª CRE e da formadora regional Alana Francio.
O objetivo central do Alfabetiza Tchê é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, respeitando a idade adequada. O programa concentra esforços na melhoria da aprendizagem, na qualificação da gestão escolar e municipal, na formação de educadores, no acompanhamento de indicadores de desempenho e no estímulo à cooperação entre as redes de ensino.