Veranópolis retoma laços com cidade-irmã italiana Porto Viro

Reunião nesta terça-feira marca nova fase do projeto Cidades-Irmãs, que visa fortalecer intercâmbio cultural, turístico e educacional com a cidade de origem de muitos imigrantes veranenses

A Prefeitura de Veranópolis está retomando o projeto Cidades-Irmãs, com foco na reaproximação com Porto Viro, município italiano localizado na região do Vêneto. A ação é coordenada pelo Departamento de Cultura, em parceria com o Centro Cultural do município.

Firmado em 2003, o acordo entre Veranópolis e Porto Viro tem como objetivo fortalecer os laços culturais, históricos e econômicos entre as duas comunidades, que compartilham uma profunda conexão de ancestralidade — grande parte dos imigrantes italianos que chegaram à cidade gaúcha vieram justamente de Porto Viro e seus arredores.

Porto Viro, com forte tradição marítima e pesqueira, contrasta e complementa Veranópolis, conhecida como a “Terra da Longevidade e Berço Nacional da Maçã”. A retomada da parceria busca fomentar intercâmbio de experiências, promover o turismo e desenvolver projetos conjuntos nas áreas de educação, cultura e agricultura.

A última visita oficial de uma comitiva de Porto Viro a Veranópolis ocorreu em 2017. Nesta terça-feira, 15 de julho, uma reunião deu início à nova fase do projeto, com a presença do prefeito Cristiano Valduga Dal Pai, da diretora de Cultura Diana Alessio Tomiello, do representante do Centro Cultural Sergio Rigo, além de Ilmar Cenci, Tatiane Pelegrini e demais membros da equipe de governo.

Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos para reforçar a parceria e valorizar os vínculos históricos entre as duas cidades-irmãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo