“Vou levar jabuticaba para você, Trump”, brinca Lula em meio à crise tarifária com os EUA

Presidente brasileiro critica medida de Donald Trump e afirma que Brasil responderá com retaliação comercial nos próximos dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou, neste domingo, 13 de julho, a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos. Em vídeo publicado pela primeira-dama Janja da Silva, Lula afirmou que levará jabuticaba para Donald Trump como símbolo da necessidade de diálogo: “O cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e muita relação diplomática”, disse. A sobretaxa está prevista para entrar em vigor em quinta-feira, 1º de agosto, conforme comunicado oficial enviado pelo governo norte-americano ao Brasil.

Lula convocou neste domingo, 13 de julho, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin para uma reunião de emergência em Brasília, onde foram discutidos os ajustes finais do decreto de retaliação comercial ao governo dos EUA. A resposta brasileira será formalizada até terça-feira, 15 de julho, segundo Alckmin. Em declarações nas redes sociais e durante evento no Espírito Santo, Lula ressaltou que o Brasil adotará medidas com base na Lei da Reciprocidade e reafirmou que o país é soberano e protegerá seus setores produtivos diante das sanções impostas.

Sair da versão mobile