Após mais de dois meses em fuga, Gisele Oliveira, de 40 anos, foi localizada e presa em Coimbra, Portugal, nesta terça-feira (5), em uma operação coordenada pela Unidade de Informação Criminal da Polícia Judiciária. A brasileira era procurada internacionalmente sob acusação de ter assassinado seus cinco filhos com substâncias sedativas ao longo de 15 anos. A prisão ocorreu graças a um mandado da Interpol, expedido após uma denúncia feita pela própria mãe de Gisele às autoridades brasileiras.
As investigações apontam que os crimes aconteceram em Minas Gerais, entre os anos de 2008 e 2023. As vítimas, todas crianças, apresentaram sinais de problemas de saúde após ingerirem os sedativos, mas inicialmente os sintomas não foram relacionados a envenenamento. As mortes ocorreram em momentos distintos: duas em 2010, outras duas em 2019 e a última em 2023. Com a denúncia familiar feita no início deste ano, Gisele deixou o Brasil e se escondeu em território português.
Durante a abordagem policial, Gisele tentou resistir à prisão, de acordo com veículos portugueses como o Correio da Manhã. Agora, ela permanece sob custódia das autoridades em Portugal e deve ser apresentada à Justiça nesta quarta-feira (6). A brasileira pode ser extraditada para o Brasil, onde responderá formalmente pelos homicídios. As autoridades ainda não revelaram quais substâncias foram usadas nem como os sedativos eram administrados às crianças.