Agricultor colhe batata-doce de 35,4 kg e pode quebrar recorde nacional

Agricultor mineiro encontra batata-doce gigante durante colheita e peso do tubérculo supera o atual recorde registrado no país

O agricultor José Augusto Alves, de 56 anos, colheu uma batata-doce de impressionantes 35,4 kg em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, na última semana. O feito surpreendeu a todos e pode garantir ao produtor um recorde nacional, já que o maior tubérculo do tipo registrado no Brasil até então pesava 25,04 kg.

Segundo José Augusto, nenhum adubo foi utilizado na plantação, e o crescimento da batata foi completamente natural. O agricultor acredita que o vegetal tenha se desenvolvido a partir de brotos que ele mesmo plantou. Durante o cultivo, animais invadiram a lavoura, dificultando a colheita ao se alimentarem de partes da batata-doce.

Na hora da colheita, José Augusto se surpreendeu com o tamanho e, inicialmente, pensou se tratar de uma pedra ou até uma cobra. Com a ajuda de um amigo, ele conseguiu retirar o tubérculo do solo e levá-lo até uma balança, onde foi registrado o peso inicial de 27,3 kg. No dia seguinte, ao retornar ao local, encontrou mais um pedaço preso à terra, totalizando os 35,4 kg.

De acordo com o site Rank Brasil, o recorde atual pertence a uma batata-doce colhida em Saudades (SC), em 2011, com 25,04 kg. Agora, com o novo exemplar encontrado em Minas Gerais, a expectativa é de que José Augusto Alves entre para a história da agricultura brasileira.

Informações Band.

Sair da versão mobile