Alerta da MetSul: novo ciclone se forma na Argentina com ventos fortes no Sul do Brasil

Sistema ciclônico deve impactar especialmente o território argentino, mas provoca instabilidade e rajadas de vento no Rio Grande do Sul a partir de domingo

A MetSul Meteorologia emitiu alerta para a formação de um novo ciclone extratropical sobre o continente, com origem prevista entre o sábado, 31 de agosto, e o domingo, 1º de setembro. A ciclogênese ocorrerá a partir da atuação conjunta de uma baixa pressão em altitude com ar frio, vinda do Pacífico, e uma baixa pressão em superfície, na região de Cuyo e Centro da Argentina. Embora o fenômeno atue com maior intensidade em solo argentino, trazendo chuvas volumosas e ventos de até 100 km/h, seus efeitos também serão sentidos no Sul do Brasil.

A presença de um centro de alta pressão atmosférica sobre o Atlântico, com crista se estendendo até o Rio Grande do Sul, vai atuar como barreira, evitando que o ciclone avance diretamente para o estado. Ainda assim, o sistema deve provocar instabilidade no tempo, com chuvas no Oeste gaúcho no domingo e avanço da nebulosidade para outras regiões no início da semana. As rajadas de vento, especialmente no domingo e na segunda-feira, devem variar entre 40 km/h e 80 km/h, com potencial maior na costa, Serra e Porto Alegre, onde a topografia intensifica os efeitos.

Além do Rio Grande do Sul, oeste e meio-oeste de Santa Catarina e o Paraná também devem registrar ventos moderados a fortes. Apesar da intensidade, o risco de danos estruturais é considerado baixo, com possibilidade de cortes pontuais de energia elétrica. A MetSul reforça que está monitorando o cenário e recomenda atenção às atualizações em seus canais oficiais.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo