Bronildo José Wenzel prova que nunca é tarde para recomeçar e conquista diploma na Universidade Federal Fronteira Sul
Aos 74 anos, o agricultor Bronildo José Wenzel viveu um momento histórico em sua vida: subiu ao palco, vestiu a beca e se formou engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), no campus de Cerro Largo (RS). O sonho nasceu ainda na infância, quando, filho de agricultores e um dos 11 irmãos, ajudava a manter a lavoura viva, deixando os estudos em segundo plano para garantir a sobrevivência da família.
Com o tempo, Bronildo casou, criou os filhos e fez questão de vê-los formados, mas guardava o desejo de também conquistar o próprio diploma. Decidiu estudar para o Enem, sendo reprovado na primeira tentativa. Persistente, insistiu e, na segunda vez, alcançou a 22ª colocação na classificação geral.
“É só correr atrás, essa que é a verdade. As coisas estão colocadas e a pessoa é que tem que se mexer e realizar, arregaçar as mangas. Para ter uma vida plena, é preciso sempre ter um objetivo a ser alcançado. Quando o objetivo não está mais presente, parece que nada mais adianta. Esse objetivo, seja qual for, sempre vale a pena”, afirmou o novo engenheiro agrônomo.
A história de Bronildo inspira pela determinação, resiliência e amor pelo conhecimento, mostrando que a idade nunca é barreira para a realização de um sonho.
Com informações do Portal G1 RS.