Após “sábado de verão”, frente fria se aproxima e muda o tempo na Serra Gaúcha neste fim de semana

A chegada de um sistema de baixa pressão neste fim de semana está provocando mudanças no clima do Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões da Serra e dos Campos de Cima da Serra. O fenômeno, típico desta época do ano, favorece a formação de nuvens carregadas e traz condições ideais para a ocorrência de pancadas de chuva com risco de temporais localizados, incluindo granizo e rajadas de vento. A instabilidade está relacionada a ventos em altitude que transportam ar quente e úmido para a região.

Mesmo com o cenário instável, as temperaturas seguem elevadas para o inverno, com máximas entre 21 °C e 23 °C neste sábado. No entanto, a situação começa a mudar já no domingo, quando as máximas devem cair, não ultrapassando os 17 °C. Essa queda marca o avanço de uma frente fria gerada pelo próprio sistema de baixa pressão que atua sobre o estado.

A próxima semana deve manter o padrão de instabilidade, principalmente no início. Embora o tempo continue fechado e as temperaturas fiquem mais baixas, não há previsão de frio intenso por enquanto. O avanço da frente fria pode intensificar a sensação de umidade e trazer desconforto, mas o clima típico do inverno gaúcho ainda não deve se manifestar com força total nos próximos dias.

Sair da versão mobile